O lojista online deve oferecer todas as formas possíveis para pagamentos no site não somente nos períodos promocionais. Esta é uma das dicas dadas pelo CEO da Braspag, Gastão Mattos, no vídeo preparado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) para ajudar quem vai participar da Black Friday.

Ele observa que o empresário deve também estar atento aos prazos para receber o pagamento da compra, que podem variar conforme o tipo. “Na modalidade crédito, o consumidor tem um prazo maior para pagar e a possibilidade parcelamento. O lojista também terá um prazo maior para receber o dinheiro da compra”, explica. “Na modalidade à vista (débito ou boleto), o consumidor paga imediatamente e o lojista recebe num prazo menor”.

Mattos observa que o principal gargalo dos meios de pagamento em campanhas promocionais acontece antes do pagamento em si. “Entre colocar o produto no carrinho e efetivar a compra, tem muita desistência, e o lojista precisa estar atento a isso, facilitando o processo de pagamento, apresentando no final o mesmo preço que fez o consumidor decidir-se pela compra, e preparando o site para receber o máximo de compras simultâneas sem perda de desempenho. É um planejamento que precisa ser feito muito antes do período promocional”.

As duas principais dicas do executivo são: disponibilize todos os meios de pagamento existentes, mesmo aqueles que não são tão tradicionais; e crie uma gestão para a recuperação de venda, caso o meio de pagamento escolhido pelo comprador não tenha sido aprovado por algum motivo. Essa recuperação chega a representar até 15% do que foi perdido.

(Por Decision Report) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM