Principal movimento do comércio no ano, as vendas deste Natal nos supermercados do estado de São Paulo devem registrar avanço entre 1,5% a 2% em relação a igual período de 2016. A previsão confirma a recuperação da economia na região, segundo apontam dados da APAS (Associação Paulista de Supermercados).

Representando incremento de 0,5% no PIB nacional, este faturamento é notícia positiva para todos os setores, já que a recuperação das vendas nos supermercados é um dos primeiros termômetros de melhora em uma crise.
“O setor acredita que haverá aumento das vendas, principalmente porque as pessoas estão percebendo os preços mais estáveis nos últimos meses – houve quatro quedas seguidas na inflação medida pela APAS/FIPE – e o desemprego, ainda que devagar, também cai consistentemente: foi de 13,7% em janeiro para 12,6% em agosto”, explicou o economista da entidade, Rodrigo Mariano.

A Associação ainda reforça o crescimento de vagas temporárias neste período, que favorecem a geração de renda e movimentam a economia. “Para o estado de São Paulo, a APAS prevê crescimento de 7,5% nos postos de trabalho temporários em supermercados. Em 2016, foram contratados 8.331 funcionários para os meses de novembro e dezembro. Neste ano, o número previsto é de nove mil e, deste total, a expectativa é de que 20%, cerca de 1.800 pessoas, seja contratada de forma definitiva”, completa Mariano.

Em relação aos preços, as perspectivas são de queda em diversas categorias de produtos, deixando os itens mais comprados para as festas de final de ano mais baratos ou estáveis.

O preço dos panificados, em que se inclui o panettone, teve variação de apenas 0,93%, no acumulado de janeiro a setembro de 2017, e de 1,63% em 12 meses. A título de comparação, no acumulado do mesmo período de 2016, o aumento já estava em 6,40% e, no acumulado de 12 meses daquele ano, em 12,29%, muito acima da inflação geral. Apesar disso, há uma projeção de aumento nas vendas de panettones para este ano de 10% em relação a 2016.

(Por SuperVarejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM