O comerciante está mais otimista para as vendas de Natal deste ano em relação as expectativas de 2016. Isso porque cresceu de 19% para 27% o número de empresários que disseram que vão investir na empresa paras festas de de fim de ano. A grande maioria (66%) porém afirma que não pretende fazer nenhum investimento para o Natal.

Conforme o indicador da SPC Brasil em parceria com a CNDL, a maioria dos que não querem investir diz que o principal motivo é a falta de necessidade (47%), mas um em cada quatro empresário diz que não o fará por conta dos efeitos negativos da crise e 12% disseram estar aguardando o retorno de algum investimento já realizado.

Motivos

Para 45% dos que vão investir o principal objetivo é aumentar as vendas.Já 20% fará os investimentos para atender o aumento recente da demanda em seus negócios e outros 19% para se adaptar a uma nova tecnologia.

A principal fonte de investimento será o próprio bolso (54%) seguido de venda de algum bem (16%). Apenas 11% dos entrevistados vão tentar pedir empréstimo em bancos e financeiras.

Crédito

O indicador mostrou ainda que a confiança do empresário a longo prazo continua baixa. Isso porque apenas 7% dos micro e pequenos empresários pretendem tomar crédito nos próximos três meses.

Entre os que querem contratar crédito, os principais motivos são formar capital de giro (31%), adquirir equipamentos (24%) e pagar dívidas (22%).

(Por NoVarejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM