Os clientes do festejado cartão roxo da Nubank receberam hoje a confirmação da notícia que tanto esperavam: a fintech acaba de anunciar a criação da NuConta, que vai permitir transferências em tempo real e sem custo, pagamento de faturas e até investimentos.

Quem já é cliente Nubank poderá abrir uma conta com “dois cliques”, segundo David Vélez, fundador da fintech. Os novos clientes poderão baixar o aplicativo e solicitar a abertura da conta, que em poucos minutos estará ativa. Não é necessário aguardar pela análise de crédito, como no cartão.

“Nossa verdadeira revolução começa hoje. Nós redefinimos o jeito que as pessoas vão guardar e investir seu dinheiro”, disse Vélez em evento de lançamento da conta digital do Nubank nesta terça-feira (24), em São Paulo.

O executivo explicou que o Nubank não virou um banco digital, ainda. “Nós criamos uma conta de pagamentos, que permite coisas semelhantes a uma conta corrente de qualquer banco.” Segundo Vélez, a fintech tem um pedido aberto no Banco Central para ser registrada como instituição financeira há dois anos, mas ainda não foi aprovado. “Está na reta final.”

NuConta

Todo mundo que criar a NuConta e transferir seu dinheiro para ela, já estará investindo automaticamente. “O dinheiro dos clientes que estará na NuConta vai estar aplicado em Tesouro Direito, rendendo mais do que o CDI”, disse Vélez.

Não é uma opção, todo dinheiro na NuConta será aplicado, mas o cliente poderá usar o dinheiro a qualquer hora, não precisa esperar o resgate. “É o fim daquela história de não saber onde investir ou desconfiar se o gerente está aplicando seu dinheiro da melhor forma”, afirmou o fundador da fintech.

Pelo rendimento da NuConta, o cliente não pagará taxa alguma. Também é importante ressaltar que é uma conta pré-paga, ou seja, não tem cheque especial —o cliente não terá a opção de ficar com saldo negativo, só poderá usar o dinheiro que estiver na conta.

Além disso, no primeiro momento, o Nubank não vai disponibilizar cartão de débito para quem tiver a NuConta. “Se a gente sentir que as pessoas precisam disso, podemos ter no futuro. Mas, no primeiro momento, não.”

Sobre as transferências, elas serão 100% gratuitas —tanto entre NuContas quanto entre uma NuConta e outro banco. “O cliente também poderá fazer o pagamento da fatura do cartão Nubank através da NuConta a qualquer hora e em qualquer dia da semana, em poucos segundos. O limite do cliente será ajustado rapidamente após a confirmação do pagamento”, explicou Vélez.

(Por Exame – Anderson Figo) varejo, retail lab, núcleo de varejo, ESPM