As vendas líquidas do Grupo Pão de Açúcar (GPA)subiram 8,1 por cento no terceiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, para 10,9 bilhões de reais, impulsionadas pelo forte desempenho das lojas de atacarejo da bandeira Assaí.

Pelo conceito mesmas lojas, o avanço da receita líquida do GPA Alimentar foi de 3,3 por cento na mesma comparação, informou a companhia nesta segunda-feira.

Às 12h55, as ações preferenciais do GPA operavam praticamente estáveis, com variação negativa de 0,13 por cento, enquanto o Ibovespa recuava 0,4 por cento.

A receita líquida com vendas do Assaí subiu 25,2 por cento no terceiro trimestre, para 4,68 bilhões de reais — equivalente a 42,9 por cento das vendas líquidas da GPA Alimentar. No conceito mesmas lojas, o crescimento foi de 7,7 por cento.

“Apesar da forte deflação, o Assaí apresentou o melhor crescimento combinado de volume e fluxo de clientes dos últimos trimestres”, disse a empresa em comunicado, acrescentando que o formato Assaí registrou aumento de participação no mercado de cerca de 3,3 pontos percentuais em relação ao ano passado.

O segmento Multivarejo — que abrange as marcas Pão de Açúcar e Extra, em diversos formatos –apresentou queda na receita líquida de 2,1 por cento no trimestre na comparação com o mesmo período de 2016, para 6,2 bilhões de reais, mas registrou alta de 0,6 por cento no conceito mesmas lojas.

Além da deflação de alimentos citada pelo grupo, as vendas líquidas pelo conceito mesmas lojas do segmento Multivarejo foram atingidas pelo fechamento de 15 hipermercados desde o início do ano para conversão em Assaí, com impacto negativo de 3 pontos percentuais, disse a empresa. No terceiro trimestre, foram finalizadas mais quatro conversões de Extra Hiper para Assaí, elevando o total no ano para sete. A empresa espera concluir mais nove conversões pelo menos até o fim do ano.

(Por Exame – Taís Haupt e Raquel Stenzel) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM