Estou lendo um livro que mostra de uma maneira instigante e original a forma de entender os fenômenos sociais. É este o tema central do livro “O Ponto da Virada”, de Malcolm Gladwell, que já vendeu cinco milhões de exemplares em todo o mundo.
Mas o que é o chamado “ponto da virada”? Segundo o autor, é justamente o momento em que pequenas mudanças entram em ebulição, fazendo com que a trajetória de uma tendência ou de um comportamento dê uma guinada e se alastre. Ou acabe.
Isso pode ocorrer se o empresário fizer alguma mudança em sua empresa ou franquia, por menor que seja, segundo Gladwell. Trouxe este tema neste artigo, justamente para fazer você, leitor, pensar ou melhor, agir. Abaixo, trago 3 pontos para reflexões, três atividades que podem mudar a história de uma rede de franquias.

Ponto 1 – Disseminar as melhores práticas: cada vez mais, o papel do franqueador é motivar e disseminar as melhores práticas dentro da rede. Isto quer dizer que os franqueados têm se capacitado e criado ações locais, ou mesmo se juntando a outros franqueados e fazendo (do verbo fazer mesmo) ações que geram resultados para as suas unidades. Estas ações devem ser avaliadas pelo franqueador, que pode ou não sugerir adequação e compartilhar com toda a rede.
Ponto 2 – Contratação de fornecedores especializados: produtividade é a palavra de ordem em redes franqueadoras, não há margem para erros. Por isso é necessário ter fornecedores de serviços e produtos que conheçam e entendam de franquias próximos da gestão.
É fundamental para o sucesso do negócio que essas empresas terceirizadas saibam a capilaridade da rede, os diferentes estágios em que se encontram os franqueados e as especificidades de cada unidade/região. Se a cadeia de fornecedores não estiver preparada para isso, com certeza a franquia terá perdas pelo caminho, seja de tempo para “ensinar” estes fornecedores, seja de recursos financeiros para corrigir eventuais erros de percurso.
Ponto 3 – Uso da tecnologia: não é novidade para ninguém que a tecnologia está presente no nosso dia a dia, das mais diversas formas. Mas alguns ainda duvidam que ela seja fundamental para o sucesso de uma rede de franquias. A distância, o tempo e o acúmulo de funções da equipe do franqueador fazem com que haja perda de produtividade nos processos de uma rede. Justamente por isso, ter a tecnologia a seu favor é fundamental para seu bom desenvolvimento. Hoje, eu não consigo imaginar franquia sem uma intranet como forma de dar suporte aos franqueados, tanto na operação como, e principalmente, no marketing. Já existem várias redes que disponibilizam online todas as peças de marketing para seus franqueados, com detalhamento de seu uso. Os resultados positivos podem ser avaliados pela facilidade gerada para as unidades que as customizaram e utilizaram quase que instantaneamente. Esse procedimento vem se estendendo cada vez mais pelas redes e por fornecedores especializados em franquias.

Se depois de ler este artigo você decidir tomar alguma decisão, por menor que seja, pronto! Este pode ser o ponto da sua virada e, então este humilde ser que vos escreve se sentirá com o dever cumprido e a alma feliz ;-).

(Por Denis Santini, Professor de Marketing para Franquias da ESPM)

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