A Coca-Cola Brasil e a cervejaria Ambev anunciam hoje (04/10) o lançamento de um programa conjunto de reciclagem.

Trata-se da plataforma “Reciclar pelo Brasil”, que terá também a parceria da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT).

A unificação dos programas de reciclagem das concorrentes tem como meta reduzir, no mínimo 22% das embalagens dispostas em aterros sanitários até 2018, contribuindo, assim, com a meta do Acordo Setorial de Embalagens.

“Idealmente, nenhum componente de um produto deveria ser encarado como resíduo. As embalagens são 100% reaproveitáveis e têm valor de mercado, ou seja, podem e devem voltar ao ciclo industrial. Trata-se de uma agenda prioritária, acima de qualquer lógica concorrencial”, completa Pedro Rios, vice-presidente de Relações Corporativas da Coca-Cola Brasil.

Além disso, o programa visa também potencializar os investimentos direcionados às cooperativas de catadores. A expectativa é a de que as 110 cooperativas que fazem parte da etapa inicial do programa recebam até 25% a mais de investimentos.

“Com o programa, estamos unindo esforços não só para reduzir o impacto ambiental das nossas embalagens, mas para desenvolver, capacitar e profissionalizar cada vez mais as cooperativas de catadores. Esse é o nosso sonho, unir pessoas por um mundo melhor”, afirma Pedro Mariani, vice-presidente de Relações Corporativas e Jurídico da Ambev.

O programa, resultado de um ano de trabalho conjunto, foi cocriado com a participação da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), responsável também pela operação do programa, com uma equipe de assessoria técnica. As fabricantes buscam, a partir de agora, a adesão de outras indústrias para aumentar o impacto do projeto.

(Por Mercado&Consumo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM