Durante o 8º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias & Negócios, a Bittencourt apresentou a 4ª edição do prêmio TOP 25, que teve como tema “Propósito que engaja de fato”.

Lyana Bittencourt, diretora-executiva da Bittencourt, empresa coligada ao Grupo GS& Gouvêa de Souza, apresentou durante o evento, em São Paulo, os resultados do estudo produzido entre os meses de abril e julho deste ano, envolvendo mais de 140 redes de franquias, sobre a questão de propósito. Durante a pesquisa, não apenas a visão da franqueadora foi considerada, mas também a do franqueado e do colaborador da rede, que foram convidados a responderem um questionário online. A escolha das 25 TOP franquias brasileiras levou em consideração pontos como a motivação dos fundadores para a criação do negócio, além do seu impacto na vida de seus colaboradoras, franqueados e do país.

A Fórmula

A Fórmula é uma rede de franquias de farmácias de manipulação que está no mercado desde 1988 e tem hoje 66 unidades espalhadas pelo país, cujo propósito é “Cuidar e promover a saúde, beleza e bem-estar através do respeito à individualidade de cada cliente”.

Apolar Imóveis

A Apolar Imóveis é uma rede de imobiliárias que está no mercado desde 1969 e tem hoje 68 unidades, cujo propósito é “Intermediar e administrar imóveis com ética e qualidade, respeitando todos os aspectos legais e administrativos para a segurança de seus clientes, contribuindo para a valorização do segmento”.

Bibi

A Bibi é uma rede de franquias que vende roupas e calçados infantis que está no mercado  desde 1949 e tem hoje 95 unidades. Seu propósito é “Contribuir para o desenvolvimento feliz e natural da criança”.

Billy the Girl

A Billy the Girl é uma rede de franquias que vende comida rápida, presente no mercado desde 2010, com 37 unidades pelo país. Seu propósito é “Gerar oportunidades e melhorar a vida das pessoas”.

Casa do Construtor

A Casa do Construtor é uma rede de franquias que aluga equipamentos de construção, desde 1993 e que possui hoje 250 unidades. Seu propósito é “Ajudar as pessoas em seu desenvolvimento pessoal e profissional, seja através da formação e desenvolvimento do mercado da construção civil ou estimulando o empreendedorismo”.

Caverna do Dino

A rede de franquias é focada em roupas infantis e está no mercado desde 2000, com 44 unidades. Tem como propósito “Promover o amor incondicional”.

Cebrac

O Cebrac é uma rede de franquias focada em cursos profissionalizantes, no mercado desde 1995 e que possui 150 unidades. Seu propósito é “Desenvolver o potencial das pessoas e formar o cidadão profissional para atuar com brilhantismo no mercado”.

Chilli Beans

A Chilli Beans é uma marca de óculos e acessórios, fundada em 1996 e com 746 unidades. Seu propósito é “Ser uma empresa inovadora garantindo acesso dos consumidores, admiradores, franqueados, e apaixonados pela marca, à moda, estilo, personalidade e design”.

CNA

A CNA é uma rede de franquias com foco em ensino de idiomas, que está desde 1973 no mercado e tem hoje quase 600 unidades, cujo propósito é “Transformar sonhos de alunos, empreendedores e colaboradores em orgulho e sucesso”.

Fast Açaí

A Fast Açaí é uma rede que vende comida saudável, tendo o açaí como carro chefe. A marca está no mercado desde 2013 e tem 160 unidades. Seu propósito é “Ser singular, levantar causas que promovam a alimentação saudável e natural para o bem estar e felicidade das pessoas”.

Giraffas

A rede está no mercado desde 1981, tem 416 unidades e é focada no setor de alimentos, com refeições rápidas. Seu propósito é “Promover felicidade por meio da alimentação”.

Hering Store

A Hering é uma rede de franquias que vende roupas, desde 1993 e tem hoje 629 unidades. Seu propósito é “Promover o estilo Hering, com espírito jovem, de forma democrática, original e contemporânea”.

Home Angels

A Home Angels é uma rede de franquias de cuidadores de pessoas, em especial idosos, que está no mercado desde 2009 e tem 160 franqueados. Seu propósito é “Cuidar e tornar a vida das pessoas de terceira idade mais fácil com dignidade, respeito e qualidade de vida”.

Jan-Pro

A Jan-Pro é uma rede de franquias que atua com limpeza de estabelecimentos comerciais, cujo propósito é “Mudar a cultura brasileira de igualdade para uma baseada em meritocracia através do empreendedorismo com impacto social”.

Jorge Bischoff

A rede está no mercado desde 2007 e atua no setor de calçados, com 66 lojas. Seu propósito é “Contribuir para a felicidade e o crescimento das pessoas: desde os consumidores aos colaboradores e parceiros”.

Maria Brasileira

A Maria Brasileira é uma rede de franquias que atua no setor de limpeza, desde 2013 e possui 172 unidades. Seu propósito é “Levar ao cliente a inovação na contratação de serviços para a sua casa e/ou empresa com qualidade, segurança e facilidade”.

Mc Donald’s

A rede foi fundada em 1955 e tem hoje 911 franquias no Brasil, cujo propósito é “Oferecer uma experiência única com produtos de qualidade, serviço, limpeza e valor em serviço rápido de alimentação”.

Minds English School

A Minds é uma rede focada no ensino de idiomas que está no mercado desde 2007 e tem hoje 67 unidades, cujo propósito é “Respeitar o cliente, dando o melhor de seus profissionais no ensino do idioma inglês”.

Morana

A Morana é uma rede de franquias que vende acessórios femininos, desde 2002 e tem 279 unidades, cujo propósito é “Entregar glamour, poder, beleza para mulheres do Brasil e do mundo, transformando a vida de todos os envolvidos na cadeia, desde os fornecedores até os colaboradores diretos”.

O Boticário

Criado em 1977, O Boticário é uma das maiores redes de franquias do país, com 3.762 unidades. A rede atua na venda de perfumes e cosméticos. Seu propósito é “Criar oportunidades para a beleza transformar a vida de cada um e assim transformar o mundo ao nosso redor”.

Rei do Mate

A rede atua no setor de cafeterias, tendo como carro chefe os mates gelados. Atualmente possui 313 unidades. Seu propósito é “Fazer valer a pena lutar pelos mesmos objetivos e vencer os desafios com paixão e orgulho”.

Rihappy

A rede de franquias atua na venda de brinquedos, desde 1988 e tem hoje 191 unidades. Seu propósito é “Proporcionar diversão e desenvolvimento através do brincar”.

Supera

A Supera é uma rede de franquias especializada em cursos de ginástica para o cérebro, desde 2006 e tem 200 unidades. Seu propósito é “Transformar a vida dos alunos, provendo o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e socioemocionais como foco, memória, raciocínio lógico, criatividade e autoestima”.

Tip Top

A marca é voltada ao segmento de vestuário infantil, desde 1952 e possui 108 unidades, cujo propósito é “Gerar facilidades para as mães e conforto com qualidade para seus bebês”.

Uptime

A Uptime é uma rede de franquias focada no ensino de idiomas, no mercado desde 2001 e com 241 unidades. Seu propósito é “Transformar vidas”.

(Por Mercado&Consumo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM