O quanto uma marca importa para o consumidor? Quão relevante ela é na percepção de quem convive diariamente com dezenas delas? Bem, para o consumidor brasileiro, digamos que elas são 68% importantes.

Um novo estudo da agência Ogilvy Brasil mediu a importância das marcas na vida dos brasileiros. Em média, o “índice de importância” de marca é de 68% no Brasil.

A média é maior que em países como Inglaterra (53%) e Estados Unidos (57%).

O estudo conversou com 2.029 consumidores, das classes A a C, entre 18 e 64 anos. Cinquenta marcas, entre nacionais e internacionais, foram avaliadas.

“Que marca realmente importa para você?”, a Ogilvy perguntou aos consumidores.

Cinco atributos principais foram levantados e que pesam na hora de decidir tal importância: confiança, imagem, empoderamento, fazer e tradição.

Confira o resultado das 10 mais importantes:

  1. Google
  2. Facebook
  3. Natura
  4. Havaianas
  5. Netflix
  6. O Boticário
  7. Samsung
  8. Nestlé
  9. Apple
  10. Nike

Seis marcas no top 10 tem o fator “confiança” como destaque na opinião dos brasileiros: Natura, Netflix, Samsung, Nestlé, Apple e Nike. Tradição, por sua vez, aparece como destaque em quatro: Natura, Havaianas, O Boticário e Nestlé.

(Por Mercado&Consumo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM