A Amazon.com e a Microsoft firmaram uma parceria que permitirá que suas assistentes virtuais controladas por voz conversem entre si até o fim deste ano.

Os usuários da Alexa, da Amazon, poderão solicitar que a Cortana, da Microsoft, realize uma variedade de atividades —desde agendar uma reunião até ler emails. E os usuários da Cortana poderão pedir que a Alexa toque músicas, chame um Uber ou acenda as luzes de suas casas.

A parceria marca a primeira vez que duas empresas de tecnologia abrem seus assistentes virtuais de inteligência artificial uma para outra.

Alexa, Cortana e outros assistentes virtuais como Siri, da Apple, e Google Assistant, da Alphabet, são conhecidos por usar dados de seus próprios sistemas e por não conversarem entre si.

Enquanto a força da Cortana reside na realização de tarefas profissionais, a Alexa ajuda os usuários a controlar suas casas inteligentes e fazer compras na varejista on-line.

“Juntas, seus pontos fortes se complementarão e oferecerão aos clientes uma experiência mais rica e ainda mais útil”, disse o presidente-executivo da Amazon, Jeff Bezos.

(Por Folha de S.Paulo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM