A CEF (Caixa Econômica Federal) anunciou nesta quinta-feira (17/8) que destinará R$ 1 bilhão em recursos para o segmento de varejo no Brasil por meio de convênio firmado com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

“As ações ocorrerão no âmbito do programa Avança Varejo e também preveem “linhas de capital de giro, crédito rotativo, de investimento e financiamento, com prazos mais alongados e taxas de juros diferenciadas”, disse a Caixa, em nota à imprensa.

De acordo com o banco estatal, 450 mil lojistas filiados ao CNDL serão atingidos pela parceria, impactando “mais de um milhão de estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte em todo o Brasil”.

Em outra tentativa de estímulo ao varejo, o presidente Michel Temer assinou decreto que reconhece os supermercados como atividade essencial para a economia, o que lhes permite acesso a instrumentos jurídicos para negociar a abertura de lojas durante domingos e feriados – algo que antes acontecia apenas por meio de acordos.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM