A MakeUpBag inaugura nova categoria de serviços, com uma mala de maquiagem entregue na casa do cliente gratuitamente e sem compromisso de compra. Curadoria dos produtos é feita por especialistas e personalizada para cada usuário.

As malas são montadas de acordo com as características de cada cliente e entregue à domicílio de graça, sem compromisso de compra.

A MakeUpBag é recheada com uma seleção de 30 itens de maquiagem, como blush, base, iluminador, primer, sombras, esmaltes etc., além de itens de higiene pessoal, produtos para o cabelo (shampoo, condicionador, reparador de pontas, ampolas de tratamento), cremes, loções, perfumes e artigos de sexyshop, que são selecionados conforme o perfil de cada cliente e entregue na periodicidade que o usuário escolher.

A bag contém itens de diversas marcas como Boticário, Vult Cosméticos, Contém 1g, L’oreal, Nivea e muitas outras. Os produtos podem ser testados no conforto de casa e os que agradam vão direto para a penteadeira. Os que não agradam voltam para a mala, que é recolhida por um motoboy após três dias.

O envio e o recolhimento da mala é gratuito e o cliente só paga pelas peças que quiser comprar. Se não gostar de nada, o que é raro, não paga nada. Para receber a bag, como é chamada a mala com os itens, só é preciso preencher um cadastro no site da empresa, indicando as características físicas, como tipo e cor de pele e escolher alguns itens de maquiagem e produtos para o corpo que deseja receber.

Logo após, os especialistas entram em contato para tirar dúvidas via Whatsapp e analisam as fotos e comportamento do cliente no Facebook e Instagram.

“Muitas vezes, quando o cliente responde ao questionário, ele imagina a pessoa que ele quer ser e não quem ele é realmente. E isso pode fazer com que ele não goste dos produtos que vamos enviar. Com o acesso ao Facebook e Instagram, pretendemos buscar uma imagem real dele para trabalharmos”, explica Alexandre Abrahão, idealizador do Upperbag.

As maquiagens possuem preço de e-commerce, mas com descontos e a vantagem da possibilidade de testar os produtos em casa. O serviço está disponível para a região metropolitana de São Paulo.

LACUNA

A Upperbag  é uma empresa paulistana especializada em serviços de personal stylist delivery, que encontrou uma “falha” no modelo de e-commerce, principalmente de roupas e maquiagens – a impossibilidade de se experimentar e testar a sua compra antes de pagar por ela. Em compras por e-commerce, o cliente não sabe o caimento, tecido e combinações possíveis, aumentando sua insegurança e dissuadindo-o da compra.

A partir daí, desenvolveu malas sob medida para homens, mulheres e crianças, e também contam com opções plus size. No portfólio de itens estão inclusos desde sapatos, blazers e casacos, até camisetas informais, camisas sociais e lingeries, que vão acompanhados de linhas completas de cosméticos e acessórios de vários tipos. São mais de 60 marcas parceiras que cobram o mesmo preço praticado em e-commerces e lojas físicas, com a vantagem de experimentar em casa e não pagar o frete. As camisas, por exemplo, variam entre R$ 119 e R$ 299; camisetas entre R$ 49 e R$ 149 e calças entre R$ 89 e R$ 249.

O serviço atende consumidores dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, além das capitais Porto Alegre (RS) e Brasília (DF). Para as entregas na cidade de São Paulo e na região metropolitana, não há cobrança de frete. Nos demais locais, o preço varia entre R$ 49 e R$ 99. “O valor é revertido em crédito e pode ser usado em uma compra futura”, conta Abrahão.

A Upperbag já atendeu mais de 3000 clientes e está com expansão média de 10% ao mês. A previsão da empresa é de alcançar faturamento de R$ 200 mil mensais ao final de 2017.

(Por Mercado & Consumo – CINTHIA CERIBELLI) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM