Com o objetivo de desmistificar e popularizar o consumo de vinho no Brasil, a marca Reservado Concha y Toro, da Vinícola Concha y Toro (VCT), lança, de forma pioneira, sistema de inteligência artificial (ChatBot) para auxiliar os consumidores de vinhos.

A plataforma, batizada pelo nome de “Renato”, funciona como um sommelier virtual, utilizando uma linguagem simples e descomplicada que aborda o universo dos vinhos. A ideia é de que o consumidor possa interagir com o sommelier virtual assim como com um amigo: fazendo perguntas e recebendo respostas diretas e divertidas. Com o auxílio de “Renato”, será possível tirar dúvidas não apenas sobre harmonização de pratos, como também sobre acessórios, consumo e formas de armazenamento.

A tecnologia está disponível pelo Facebook Messenger da marca (Reservado de Concha y Toro), no site da marca e em 10 pontos de vendas (PDVs) espalhados pelo Brasil (abaixo endereços). Para acessá-lo, basta curtir a página do vinho no Facebook e mandar uma mensagem para a página ou interagir com os displays dos pontos de venda.

Atendimento ao cliente

Uma das percepções mais comuns quando se fala sobre o consumo de vinho no Brasil é de que o assunto é apenas para especialistas. Justamente por isso que a marca Reservado Concha y Toro escolheu a tecnologia ChatBot para entender as necessidades dos clientes e auxiliá-los da forma simples na escolha e consumo de bons vinhos.

“A marca Reservado Concha y Toro tem como objetivo, recrutar novos consumidores e desmistificar o consumo da bebida. Nossa missão é fazer com que as pessoas provem e gostem, sem se preocuparem com especificidades técnicas. Queremos mostrar que vinho é para todos os perfis. Ter um assistente virtual como o ‘Renato’ é importante para disseminar essa cultura”, explica Paulo Amalfi, gerente de marketing de Reservado Concha y Toro.

Tecnologia do ChatBot

O ChatBot é uma tecnologia que interpreta, entende e prevê ações, podendo, assim, interagir normalmente com humanos em chats e conversas. Essa ferramenta já é utilizada pelas grandes empresas para se comunicar de forma eficaz com seus clientes. Porém, a Concha y Toro é pioneira no uso desse sistema dentre as vinícolas no mundo.

Desenvolvido em parceria com a agência Sallero, empresa do Grupo CDI, o ChatBot Renato está em constante atualização. “O sistema não para nunca de aprender. Ele é alimentado pelas dúvidas dos consumidores. Temos soluções de harmonização de pratos complexos até os mais simples, do dia a dia, como pão com mortadela”, explica Valdeck Junior, diretor de atendimento e novos negócios da Sallero.

Nos pontos de venda, os clientes encontram um toten com display de interação e prateleiras luminosas com os vinhos da marca. Na tela, o sommelier virtual responde dúvidas previamente selecionadas e de forma intuitiva. Ao sugerir uma harmonização, automaticamente o toten acende as prateleiras luminosas, guiando o consumidor para a escolha certa. “Esse equipamento possui o princípio de IoT (Internet das Coisas), fazendo com que as plataformas conversem entre si”, explica Valdeck.

Caso o consumidor esteja no ponto de venda e queira interagir com o toten via Facebook Messenger pelo seu celular, também é possível, por meio de um código gerado pelo toten e que deverá ser inserido no chat. E a mesma tecnologia é aplicada ao painel luminoso: quando uma harmonização é sugerida, acenderão as luzes do equipamento, direcionando o consumidor para a melhor compra.

reservado_cyt170712_082140

Reservado_Display_01 Reservado_Display_02 Reservado_Display_03

Serviço no Ponto de Venda:

São Paulo

Walmart Tamboré – Alameda Araguaia, 2751, Tamboré, São Paulo – SP

Makro Butantã – Rua Carlos Lisdegno Carlucci, 519 – Jd. Peri, São Paulo – SP

Peg Pese Interlagos – Av. Interlagos, 5220 – Interlagos, São Paulo – SP

Mambo Brooklin – Av. Vereador José Diniz, 2339, Cidade Monções, São Paulo – SP

Covabra Imperatriz – R. Eleutério Rodrigues, 735 – Vila Nova, Campinas – SP

Rio de Janeiro

Mundial Jd Oceanico – Av. Érico Veríssimo, 918 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Prezunic Barra da Tijuca – Av das Américas 13 850 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Minas Gerais

Epa São Lucas – Av. do Contorno, 4255 – São Lucas, Belo Horizonte – MG

Santa Catarina

Giassi Campinas – Av. Irineu Bornhausem, 425 – Campinas, São José – SC

Bahia

G Barbosa Costa Azul – Rua Arthur de Azevêdo Machado, 3447 – Costa Azul, Salvador – BA

 

Sobre o Reservado CyT

O conceito Reservado de Concha y Toro foi pioneiro e criado especialmente para o Brasil; atualmente, é sinônimo de categoria. Os vinhos Reservado provêm de uvas especialmente selecionadas de diferentes vinhedos do Valle Central do Chile, que foram reservadas pelo enólogo e destinadas a uma linha de alta produção e qualidade para consumo imediato. Com preço acessível, é a opção de entrada para novos consumidores de vinho, perfeita para ser incorporada ao cotidiano de apreciadores da bebida harmonizada em almoços e jantares, em ambiente familiar ou social.

Reservado de Concha y Toro se caracteriza por sua intensa expressão frutada e textura delicada. É um vinho versátil que acompanha bem variados tipos de comidas.

Sobre a Vinícola Concha y Toro

Fundada em 1883, a Vinícola Concha y Toro tornou-se a maior empresa vitivinícola da América Latina, quinta empresa do mundo em maior volume comercializado e segunda em superfície de vinhedos plantados. A CyT Brasil é líder no segmento de vinhos importados. Em 1996, expandiu seus negócios e criou a Vinícola Trivento Bodegas y Viñedos, na Argentina, e em 2011, adquiriu a vinícola californiana Fetzer Vineyards.

Por duas vezes consecutivas foi considerada a marca de vinhos mais poderosa do mundo, em 2014 e 2015, pela consultora inglesa Intangible Business. Foi indicada ainda, como a melhor empresa internacional de bebidas do ano de 2015, pelo The Drinks Business Awards. Foi apontada pelo Diário Financeiro e pela PwC como a empresa mais admirada do Chile; além de possuir uma história de mais de 130 anos de sucesso, reconhecida pelas publicações de maior prestígio mundial.

Dentre suas principais marcas estão: Casillero Del Diablo, Reservado, Trio, Marques de Casa Concha e Don Melchor.

Hoje, a vinícola Concha y Toro está presente em 147 países, possui 12 filiais de distribuição, e é referência mundial na indústria vitivinícola.

Contato para a imprensa:

Daniella De Caprio – daniella@cdicom.com.br– (11) 3817-7984

Everton Vasconcelos – everton@cdicom.com.br– (11) 3817-7947

(Por Grupo CDI) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM