A fabricante inglesa de bebidas Diageo – dona de marcas como Smirnoff, Guinness e Johnnie Walker – fechou acordo para adquirir a marca americana de tequila Casamigos, fundada há quatro anos pelo ator George Clooney e seus amigos Rande Gerber (empresário do setor de entretenimento e marido de Cindy Crawford) e Mike Meldman (empresário do ramo imobiliário). A operação avalia a Casamigos em US$ 1 bilhão.

A Diageo vai pagar US$ 700 milhões à vista e um adicional de US$ 300 milhões, a ser pago com base no desempenho da Casamigos nos próximos dez anos. A operação será financiada com recursos do caixa da Diageo e recursos de financiamentos já aprovados para a companhia britânica.

A Casamigos foi fundada em 2013 como um projeto paralelo do ator e seus amigos. Rapidamente a marca de luxo recebeu inúmeros prêmios de especialistas do setor de bebidas e caiu no gosto dos consumidores americanos. Em 2016, a Casamigos vendeu 120 mil caixas de tequila, a maioria nos Estados Unidos. Nos últimos dois anos, a marca cresceu, em média, 54% ao ano. A expectativa pra 2017 é de vendas de 170 mil caixas da bebida. A marca também apresenta rápida expansão na Europa.

A compra pode favorecer a expansão da Diageo no mercado de tequilas de luxo, no qual a britânica já compete com a marca mexicana Don Julio. No mundo, o mercado de tequila cresceu 5,2% em 2016, para US$ 7 bilhões, segundo a consultoria inglesa International Wine and Spirit Research (IWSR). No mesmo período, o mercado de destilados encolheu 1,3%.

Os Estados Unidos são o maior e mais lucrativo mercado para a Diageo. A empresa trabalha para melhorar o desempenho no mercado americano. No primeiro semestre fiscal (encerrado em dezembro), a Diageo registrou alta de 7,7% no lucro líquido global, para 1,51 bilhão de libras (US$ 1,9 bilhão). A receita líquida cresceu 14,5%, para 6,42 bilhões de libras. Nos EUA, a receita aumentou 3,6%, impulsionadas pelo avanço das vendas de bourbon, scotch e tequila.

A Diageo não é a única que busca reforçar as vendas de tequila. No início do mês, a francesa Pernod Ricard comprou o controle da mexicana Del Maguey Single Village Mezcal, que produz tequila e mezcal (bebida à base de agave destilada apenas uma vez, contra duas ou três destilagens da tequila).

A expectativa da Diageo é concluir a compra no segundo semestre. A transação depende da aprovação de autoridades regulatórias. A empresa informou que espera que a transação tenha efeito neutro no lucro por ação nos primeiros três anos de atividade e apresente ganhos no lucro por ação a partir do quarto ano. A Diageo foi assessorada pela Centerview Partners e Sullivan & Cromwell. A Casamigos foi assessorada pelo escritório de advocacia Wilson Elser.

(Por Supermercado Moderno) núcleo de varejo, retail lab, ESPM