O Dia dos Namorados de 2017 foi movimentado para o varejo brasileiro, apontam dados estimados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). As vendas do comércio apresentaram crescimento de 4,5% em relação a 2016: o faturamento foi de R$ 42,1 bilhões, em 2016, para R$ 44 bilhões neste ano. Um ganho de aproximadamente R$ 1,9 bilhão.

Os cálculos foram feitos com base nos dados da Boa Vista SCPC, que mostraram um aumento de 2,6% no número de consultas em seu banco de dados entre os dias 1º e 12 de junho, em relação ao mesmo período do ano passado.
Para a Federação, o resultado confirma suas perspectivas de melhora de vendas. Ela prevê que as vendas do comércio varejista no mês de junho, no Estado de São Paulo, devem crescer 3%. Os consumidores paulistanos disseram, em sondagem prévia ao Dia dos Namorados, que estariam dispostos a gastar 10% a mais em presentes em relação à data em 2016.

Quadro

O quadro econômico atual está mais favorável do que o registrado no ano passado, aponta a entidade, o que justifica o bom desempenho do setor. A inflação já está abaixo dos 4%, enquanto em maio de 2016 estava em 9,3% enquanto a taxa Selic passou de 14,25%, há 12 meses, para os atuais 10,25%. Também houve a liberação dos recursos do FGTS de contas inativas na véspera da data comemorativa. Além disso, os indicadores de confiança do consumidor estão mais de 10% acima do apurado no mesmo período do ano anterior.

A FecomercioSP pondera que o resultado ainda está aquém do que o comércio deseja, mas os resultados positivos obtidos no Dia das Mães e no Dia dos Namorados devem contribuir para a melhora das expectativas dos empresários do setor. Por isso, também espera números favoráveis nas demais datas comemorativas do ano.

(Por NoVarejo – Raisa Covre) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM