A Billabong, marca australiana fundada em 1973 e uma das principais representantes dos esportes de ação e da cultura surf, apresenta a primeira loja inteligente da América Latina, com tecnologia 100% Radio Frequency Identification (RFID), que utiliza ondas eletromagnéticas para transmitir dados armazenados em um microchip localizado na etiquetas das peças.

O projeto, desenvolvido e patrocinado em uma parceria entre a Billabong e  a VIP-SYSTEMS INFORMÁTICA, a principio atenderá a Billabong do Shopping Iguatemi Alphaville e trará um novo conceito de varejo para os clientes da loja e para a própria marca. O proprietário da Franquia, Marcelo Chiaparini, está animado com a solução implantada em sua loja e acredita que irá proporcionar uma experiência de compras diferenciada para seus clientes.

Por meio de um modelo inovador de etiqueta, da RR Etiquetas, que encapsula o RFID em seu interior, os produtos trarão um chip, com informações, que estarão conectados a TVs e iPads,proporcionando entretenimento e interatividade aos consumidores da loja, que terão acesso a detalhes sobre o produto escolhido, seja por meio de provadores, espelhos e expositores inteligentes (que acionam o vendedor, oferecem opções de peças para combinar, mostram lookbooks e vídeos de acordo com o produto, calculam o valor da compra, possibilitam auto-retrato com opção de envio da foto para e-mail e redes sociais entre outros serviços) ou self checkout (auto finalização da compra).  A interatividade ficará ainda mais intensa, com o uso dos computadores multitouch da Positivo Informática, que disponibilizará games interativos na loja.

Além de propiciar maior comodidade e conforto, o RFID também facilita os processos de logística da empresa. A tecnologia de ondas de rádio permite que o produto seja rastreado, desde seu estoque até a saída da loja. Porém, cabe destacar que a etiqueta não rastreia o consumidor, uma vez que contém apenas o código do produto e não armazena nenhum dado do cliente. “Futuramente, vamos ampliar a cadeia de produção, fazendo com que o produto receba a etiqueta inteligente na sua fabricação, assim conseguiremos rastreá-lo desde a saída da fábrica até nosso estoque, valorizando cada vez mais a nossa qualidade. Essa iniciativa vem de encontro ao nosso desejo de oferecer inovações tecnológicas para nosso cliente e a preocupação com a qualidade de nossos produtos e serviços”, afirma Alessandra Berlinck, CEO Grupo GSM América Latina.

As peças que saem da loja devem ser lidas no Desativador que libera a passagem pelo sistema de Prevenção de Perdas Inteligentes e atende à Política Internacional de Privacidade. Quando não existe a liberação, o próprio sistema permite saber qual produto está sendo roubado. “Outro facilitador do RFID é a realização de inventários em poucas horas e economiza tempo dos funcionários, sem contar o visual da roupa que ganha aspecto mais limpo sem os atuais modelos de alarmes, que chegam a danificar as peças”, completa Leonardo Santos, Gerente de TI do Grupo GSM.

Uma nova ferramenta que também estará disponível no espaço é o QRCode (um código semelhante ao de barras) que ao ser lido via celular (por qualquer aparelho com câmera e acesso a internet) direciona o cliente para o site da marca. O entretenimento continua garantido com uma mesa interativa que permite múltiplos toques na tela e apresenta os produtos de forma lúdica. “Trata-se de uma convergência de diversas tecnologias disponíveis para o varejo em um só ambiente, totalmente em sintonia com o que há de mais moderno no mundo, tornando a experiência de compras mais interativa e agradável”, afirma Regiane Relva Romano, CIO Vip-Systems Informática.

Todas as novidades estarão disponíveis na Billabong Alphaville. As próximas lojas que receberão essa tecnologia são Oscar Freire e Morumbi Shopping.

(Por InovadoresESPM) varejo, Núcleo de Estudos do Varejo