O atacarejo também está perto de ser responsável por 75% do lucro da rede no Brasil. Isso representa uma mudança profunda no perfil da rede francesa conhecida globalmente por seus hipermercados.

Lars Olofsson, presidente mundial do Carrefour, disse ontem, 16/08, em visita ao Brasil, que sua companhia se divide em duas no País: há os hipermercados e há o Atacadão. O primeiro formato, nas palavras dele, “não evolui” como gostaria. Já o segundo é classificado como “um ótimo negócio”, com taxa de crescimento superior a 20%. “Por isso, a cadeia de atacado vai ser mais e mais importante nas nossas vendas”, destacou.

Expansão
No Brasil, o Carrefour já conta com 108 hipermercados e 49 supermercados de bairro. Sob a bandeira Atacadão, possui 74 lojas. Até o fim deste ano, serão abertos 17 novos pontos da bandeira. Desse total, seis são antigas lojas Carrefour convertidas em atacarejo.

Segundo Olofsson, outras quatro ou cinco lojas ainda devem passar pelo mesmo processo. “Estamos acelerando o crescimento nesse formato. No ano passado, abrimos 12 lojas do Atacadão”, diz.
A experiência brasileira animou tanto os franceses que já teve início o processo de expansão internacional da bandeira. Hoje, a rede tem quatro lojas na Colômbia e vai abrir a segunda na Argentina em novembro.

No início do ano passado, Olofsson chegou a cogitar estender o modelo Atacadão para o mercado francês – o alvo seriam os hipermercados mais tradicionais e problemáticos da rede. O projeto não vingou porque a regulamentação francesa não permite a venda, em uma mesma loja, para pessoas físicas e jurídicas. Agora, o plano é adaptar o Atacadão para as operações do Carrefour na Ásia.

(Por O Estado de S. Paulo) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo