Os refrigerantes foram os produtos mais afetados pela crise brasileira apresentando uma contração de crescimento de -5,3%. “As vendas de refrigerantes continuam em retração, com o consumidor buscando alternativas proporcionalmente mais baratas, como os concentrados em pó”, explica Angelica Salado, analista de pesquisa da Euromonitor International.

Na contramão, as bebidas saudáveis apresentaram um desempenho positivo em 2016: as categorias dos sucos e água engarrafada apresentaram taxa de crescimento de 2,51% e 5,1%, respectivamente. Segundo a analista da Euromonitor, o consumidor continua comprando as bebidas com açúcar reduzido, porém, buscam mais que isso nos rótulos das embalagens. “Mais bem informado e muito exigente, ele busca diferencial na funcionalidade do produto sem abrir mão do sabor”, acrescenta Angelica.

Com uma diversidade maior de marcas na gôndola, o consumidor passou a ser menos fiel às marcas para garantir o consumo das categorias dos seus produtos favoritos. “Essa mudança na ‘balança do poder’ desafia as marcas a constantemente provarem seu valor”, finaliza Angelica.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM