Menos burocracia e baixo custo de implantação são fatores que atraem pequenos empreendedores a abrirem lojas virtuais. Hoje em dia, já existem até plataformas para abertura de lojas populares, como é o caso da Loja Integrada. Em levantamento apresentado pela plataforma, que conta com mais de 400 mil lojas hospedadas, o ano de 2016 foi marcado pelo crescimento do número de lojas virtuais que vendem mercadorias seminovas: são 81% a mais.

Para Adriano Caetano, especialista em comércio eletrônico e diretor da Loja Integrada, a situação econômica do país é um dos fatores que fazem o brasileiro buscar dentro da própria casa itens para comercializar. “Ao abrir uma loja virtual gratuita com produtos já disponíveis em casa, o único gasto do lojista é com a embalagem. Muita gente ficou sem emprego ou precisou complementar a renda e viu nos produtos sem uso uma oportunidade de negócio. O que não tem mais utilidade para uma pessoa hoje, pode ter para outra amanhã”, explica o especialista. Ele revela que o faturamento das lojas virtuais aumentou 290% em relação a 2015.

As mercadorias usadas são vantajosas tanto para o lojista como para o consumidor. Segundo Caetano, o brasileiro viu na compra dos itens usados uma forma de economia. Cada vez mais existem lojas especializadas em produtos seminovos, como é o caso do e-commerce Meu Game Usado (www.meugameusado.com.br), que compra e vende jogos de vídeo game pelo Brasil todo e tem mais de 200 mil clientes. No geral, os seminovos são de 50% a 70% mais baratos.

(Por NoVarejo – Laura Navajas) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM