Novembro trouxe um alento para o setor de shopping, já que o fluxo médio de pessoas nos corredores dos centros comerciais ficou praticamente estável em relação a 2015, com variação negativa de apenas 0,2%. Este é o melhor resultado em cinco meses de acordo com o Iflux – índice que mede a atividade comercial em shopping, desenvolvido pelo IBOPE Inteligência e pela Mais Fluxo.

Entre os 498 shoppings centers inaugurados até 2015, 47% apresentaram variação positiva de fluxo e 53%, variação negativa, situação de praticamente empate técnico.

Os shoppings que apresentaram melhores resultados foram aqueles classificados como “dominantes” em seus mercados e os que atendem um perfil de clientes mais qualificados (predominância de classe AB).

Vale destacar que a quase estabilização do índice aconteceu apesar da “black Friday” e não por causa dela, uma vez que o fluxo de pessoas em shopping na sexta feira (25/11) ficou negativo em 3%.

Screen Shot 2016-12-15 at 11.09.27 AM(Por Ibope) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM