No Brasil, o uso de smartphones democratizou o acesso à internet. E, como compras em e-commerce vêm se consolidando como um hábito de consumo dos brasileiros, uma coisa se uniu à outra e as compras pelo dispositivo móvel cresceram. Essa tendência foi confirmada por um levantamento realizado pelo Cuponomia, site que reúne cupons de desconto de grandes players do comércio eletrônico. De acordo com o site, a penetração do mobile no e-commerce cresceu 170% em 2016, enquanto o desktop cresceu aproximadamente 50%.

O levantamento mapeou o perfil dos usuários de smartphone, e apontou seu potencial de compras no e-commerce. Para isso, o Cuponomia levantou os dados de mais de um milhão de usuário, em seis meses. De acordo com análise, a otimização dos sites de e-commerce e a praticidade contribuíram para o crescimento do número de compras realizadas via smartphone.

Android ou iOS?
Outro dado interessante do levantamento diz respeito ao sistema operacional preferido pelos brasileiros. O Android domina o mercado digital no país, em número de usuários e de cupons de descontos retirados e em volume de compras. No entanto, usuários do iOS compram 35% a mais no e-commerce que usuários de Android. Vale observar que, na comparação com os celulares com sistema Android considerados modelos top de linha, existe a mesma propensão de compras e o mesmo potencial de tíquete médio entre os usuários.

Cupons de desconto
Entre os consumidores que utilizam cupons de desconto, os usuários de smartphone demonstram maior interesse por produtos específicos. Três em cada quatro cupons de descontos utilizados no e-commerce correspondem às cinco principais categorias: lojas de departamentos, alimentos e bebidas, moda e acessórios, esportes e perfumes e cosméticos.

Confira mais dados do levantamento:

mobile-no-e-commerce_2016

(Por NoVarejo – Laura Navajas) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM