As grandes redes de varejo vão abraçar a Black Friday e ampliar o horário de atendimento nas lojas durante o evento. Casas Bahia, Extra, Magazine Luiza, Pontofrio, Ricardo Eletro e Walmart são algumas das empresas que terão horário estendido e até mesmo vão virar a  madrugada com as portas abertas em algumas unidades.

Nos Estados Unidos, a tradição do Black Friday nasceu no varejo físico e só depois foi adaptada para a internet. Cenas de consumidores disputando produtos com desconto nas prateleiras ganhavam o noticiário.

No Brasil, foi o contrário. A primeira edição do evento, em 2010, foi exclusivamente no varejo online. No ano seguinte, algumas lojas, como o Extra, aderiram também às promoções, mas ainda timidamente.

Agora o varejo físico entrou de vez na onda de promoções. Algumas lojas físicas vão abrir a partir das 6h, como Walmart, e outras ficarão abertas por 24h, como algumas unidades do Extra.

A data oficial de “superdescontos” já ultrapassou o Dia das Mães em vendas e faturamento e só fica abaixo do Natal. Para 2016, os varejistas esperam vender R$ 2 bilhões.

As promoções já ocorrem ao longo da semana, mas, oficialmente, a Black Friday começa à 0h desta sexta-feira (25).

O G1 vai publicar ao longo desta semana uma série de reportagens sobre a Black Friday.

Veja abaixo as ações de cada empresa:

Casas Bahia e Pontofrio
Mais de 950 lojas em todo o Brasil vão participar da Black Friday e a virada nos preços dos itens que participam da ação promocional acontece na quinta-feira (24), às 18h.

Quinta-feira (24)
Lojas de rua e shopping: Abertura normal de cada unidade e virada para a Black Friday às 18h em todas as lojas de rua e shopping do Brasil
Fechamento: Até o último cliente

Sexta-feira (25)
Lojas de rua: abrem às 7h
Lojas de shopping: abrem às 9h
Fechamento: Até o último cliente

Extra
Quinta-feira (24)
Lojas do Extra Hiper ficam abertas por 24h

Sexta-feira (25)
Abertas por 24h: Brigadeiro, Ricardo Jafet, Anhanguera, Freguesia do Ó, Morumbi, Penha
Das 6h à meia-noite: Aeroporto
Das 7h às 23h: Jaguaré
Das 7h à meia-noite: Interlagos, Itaim Bibi, Mooca, João Dias, Carapicuíba, Taboão da Serra, Guaianazes e São Mateus
Das 7h30 às 23h30: Raposo Tavares
Das 8h à meia-noite: Aricanduva, São Miguel, Metrô Itaquera, Gamelinha e Marginal Tietê

Walmart (Walmart, Big, Hiper Bompreço)
Serão cerca de 500 produtos em promoção durante a Black Friday em 485 lojas da rede em todo o Brasil. Na sexta-feira (25), as lojas abrem às 6h, exceto em shoppings.

Ricardo Eletro
Serão cerca de 1 mil lojas mobilizadas durante a Black Friday. As lojas da rede, que costumam abrir entre 8h e 9h (de acordo com o comércio local), abrirão entre 6h e 7h durante a Black Friday, com fechamento por volta das 20h. No caso das lojas de shoppings, elas seguirão o horário de atendimento estabelecido pelos shoppings. As ações da Black Friday serão estendidas para o fim de semana.

Magazine Luiza
Serão 791 lojas físicas na Black Friday, que permanecerão abertas até as 22h. Segundo a empresa, o horário de abertura varia de acordo com a loja. Na Grande São Paulo, 90% das lojas vão abrir às 7h.

Lojas Americanas
A Lojas Americanas abrirá a partir da 0h de sexta-feira em lojas de São Paulo e Rio de Janeiro. Veja as unidades:

São Paulo
Shopping Interlagos
Avenida Interlagos, 2255
C. Grande – São Paulo – SP

Shopping Market Place
Avenida Das Nações Unidas, 13947
Santos Amaro – São Paulo – SP

Shopping Campinas
Av. Iguatemi, 777
J. Brandina – Campinas – SP

Campos do Jordão
Av. Frei Orestes Girardi, 1315
Centro – Campos do Jordão – SP

Caraguatatuba
Rua São Benedito, 53
Centro – Caraguatatuba – SP

Guarujá
Rua Puglisi, 276
Centro – Guarujá – SP

Itanhaém
Avenida Condessa De Vimeiros, 307
Centro – Itanhaém – SP

Rio de Janeiro
Tijuca
Rua Conde De Bonfim. 352
Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

Copacabana
Av. N S de Copacabana. 620
Copacabana  Rio de Janeiro – RJ

Ipanema
Rua Visconde De Pirajá 526
Ipanema – Rio de Janeiro – RJ

Laranjeiras
Rua das Laranjeiras 49
Laranjeiras – Rio de Janeiro – RJ

Shopping Carioca
Av Vicente De Carvalho 909
Vicente De Carvalho – Rio de Janeiro – RJ

(Por G1) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM