No final do ano, as pessoas estão mais ativas em redes sociais. De acordo com o Facebook, houve um aumento de 24% no volume de postagens no ano passado. O aumento também é visto no Instagram, com crescimento de 17% nas atividades.

Além dos tradicionais eventos de fim de ano (como o amigo secreto com o pessoal da firma), entram para a conta as compras da Black Friday e de Natal. Tudo isso aumenta o nível de atividades dos usuários.

Com uma pesquisa interna, o Facebook analisou dados sobre Black Friday. “No ano passado, tivemos 44 milhões de interações sobre a data. Todo mundo acha que ela acontece na sexta, mas somente 39% das interações aconteceram nesse dia”, falou a EXAME.com Priscyla Laham, diretora de negócios do Facebook no Brasil. “Os outros dias do final de semana concentraram 33% das interações.”

No Brasil, as compras online ainda são a principal parte da liquidação. Mas buscar online, pode levar o comprador até a loja física. De acordo com uma pesquisa do Facebook, a cada 10 compradores, quatro começam as buscas no celular.

Para medir com maior precisão as compras em varejo físico, o Facebook oferece neste ano uma nova ferramenta. A empresa será capaz de dizer quantas pessoas que viram um anúncio de uma loja fizeram compras em lojas físicas. Isso será feito graças à demarcação de um perímetro virtual ao redor de lojas.

Para Laham, essa é uma ferramenta poderosa para entender o comércio físico. “Essa será a primeira vez que uma ferramenta de mensuração do varejo físico poderá ser usada durante as compras de final de ano”, diz.

Para o e-commerce, a oferta de serviços da empresa continua a mesma. “Nesse setor, evoluímos em targeting, algo que ajuda a converter vendas. Esse aspecto evoluiu muito ao longo do último ano. Nossas soluções estão cada vez mais apuradas.”

A intenção de realizar compras virtuais tem aumentado. Um quarto dos entrevistados pretende ir menos a lojas físicas nas compras de final de ano em 2016.

Neste ano, a Black Friday acontecerá no dia 25 de novembro.

(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM