O varejo nacional deve fechar o ano de 2016 com recuo de 5,1% no volume de vendas, na comparação com 2015. Os dados, estimados pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), fica a cima do visto ano passado, quando a retração sobre 2014 foi de 4,3%.

“Esse encolhimento reflete a confiança do consumidor, que, apesar de ter parado de cair, continua em patamar muito baixo”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Os números dizem respeito ao varejo restrito, ou seja, sem considerar os setores de automóveis e de material de construção. Burti frisa ainda que o forte pessimismo resulta da conjuntura macroeconômica, com juros e inflação nas alturas, e salário e emprego em baixa.

Por outro lado, a retração de 5,1% é menor em relação ao período acumulado de janeiro a julho (-6,7%). Ou seja, nos próximos meses, as quedas devem arrefecer. Isso por causa da base fraca de comparação: o segundo semestre de 2015 foi muito fraco, ajudando com alguma reação em 2016.

Segundo estimativa da entidade, outros fatores que podem contribuir são a redução dos estoques e a possibilidade de aumento da confiança do consumidor, frente às mudanças políticas recentes. “Esperamos a concretização das mudanças necessárias para o ajuste, a viabilização de investimentos e o destravamento da economia, o que vai melhorar a confiança e, consequentemente, o varejo”, afirma Burti.

A projeção é elaborada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP e utiliza como bases o Índice Nacional de Confiança (INC/ACSP) e dados do IBGE.

(Por Eletrolar.com) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM