Mais da metade (52,2%) de todas as compras feitas por meio de cartões de crédito e débito no Brasil ocorreram fora dos grandes centros urbanos no primeiro semestre deste ano, segundo a Abecs, entidade que reúne as empresas do setor.

Em 2007, início da série histórica, essa relação era inversa: as capitais detinham 59,5%, e o interior, 40,5%.

“O cenário começou a mudar no primeiro semestre de 2014, quando essas cidades ganharam espaço nas compras eletrônicas. O movimento se consolidou em 2016 e deverá crescer”, diz Ricardo Vieira, diretor-executivo da entidade.

A crise financeira, que afetou mais os empregos da indústria e de setores de serviços que os do agronegócio, ajudou a reforçar a tendência de interiorização, diz.

“As empresas emissoras também começaram a investir na ampliação das redes de atendimento e aceitação, por perceberem o potencial de negócios desses municípios.”

Entre janeiro e junho, os brasileiros movimentaram R$ 546 bilhões com cartões de crédito e débito, aumento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

(Por Eletrolar.com) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM