A empresa de soluções para o setor de logística e transportes GTP lança ferramenta que usa drones para fazer inventário. Segundo a empresa, a solução integra softwares de geolocalização e sensores em drones com foco em controlar com precisão estoques, evitando perdas e otimizando custos. Com a ferramenta, a empresa promete reduzir acima de 80% os custos de inventário.

Ao todo, a companhia investiu em torno de R$ 1 milhão, em três anos de desenvolvimento da solução. “O setor de inventários é um dos que mais carecem de tecnologia, já que em 99% dos casos eles são realizados de forma manual, o que favorece a chance de erros”, afirmou, em nota, Paulo Baroukh, diretor de Vendas e Marketing da GTP.

Segundo a companhia, o sistema utiliza a tecnologia RTLS, cujos sensores aéreos determinam a rota de voo do drone e geram dados que serão cruzados com o WMS (Warehouse Management System), realizando assim o inventário.

“Durante o sobrevoo, todas as quantidades de produto são confrontadas com os volumes armazenados, as entradas e as saídas. O saldo será o resultado real do estoque. A geolocalização faz em minutos o que antes era feito em até duas horas por um ou dois funcionários”, explicou Baroukh.

O drone envia imagens em tempo real do estoque através de telemetria e calcula a quantidade de produtos existentes no armazém. O sistema também monitora e localiza em tempo real a movimentação de paletes, empilhadeiras e pessoas, prevenindo assim acidentes ao emitir um sinal para o colaborador e para o veículo.

(Por NoVarejo – Camila Mendonça) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM