Os acionistas da Via Varejo aprovaram em assembleia realizada nesta segunda-feira (12/9) a união, no Brasil, dos ativos da Via Varejo (que reúne as lojas físicas das redes Casas Bahia e Ponto Frio) com a Cnova Brasil, dona dos sites pontofrio.com.br, extra.com.br e casasbahia.com.br.

A nova empresa, resultante dessa união, tem vendas estimadas de R$ 26 bilhões neste ano. A união foi aprovada por 93,6% dos acionistas da Via Varejo, disseram fontes ao Valor. Houve presença maciça de minoritários, que apoiaram a proposta – apenas a Dynamo Administração de Recursos votou contra. Entre os que votaram a favor estão VKF Investments, GMO Emerging Markets Fund, Prism Offshore Fund e Fundo Fator Sinergia V FIA.

O plano de reorganização da Cnova NV contempla a separação da Cnova Brasil da operação global. A Cnova estima, com a união à Via Varejo, ganhos de sinergia de R$ 60 milhões em 2016. A Cnova Brasil estima fechar este ano com vendas líquidas de R$ 4,92 bilhões, o ano seguinte com R$ 6,28 bilhões e 2018 com R$ 7,77 bilhões.

Empresas ligadas à família Klein também votaram a favor da proposta, como já era esperado – a família tem cerca de 18% das ações da Via Varejo com direito a voto. O GPA, com 62,6% dos papéis, se absteve de votar. Haverá ainda uma assembleia de Cnova em meados outubro, que deve aprovar o plano, já que o Casino, que definiu o projeto de reorganização, é controlador da empresa.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM