As duas principais entidades representativas do varejo de shoppings brasileiro, Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) e Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), deram início a uma série de encontros entre empresários e executivos do setor com os candidatos à prefeitura de São Paulo. O primeiro a ser recebido pelo empresariado do setor foi João Doria, em café da manhã realizado na última terça-feira, 9, no restaurante Vila Bisutti.

Os presidentes das duas entidades, Glauco Humai e Nabil Sahyoun, comandaram a mesa diretora – que contou, ainda, com a presença de Carlos Jereissati Filho, CEO do Grupo Iguatemi; Alberto Saraiva, fundador e presidente do Habib´s; Flávio Rocha, presidente da Riachuelo; e José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine.  O nomeado do PSDB respondeu perguntas sobre mobilidade, redução de impostos, captação de investimentos a iniciativa privada.

Entre os presentes, estavam alguns dos mais importantes executivos do varejo e empreendedores de shoppings, como Mia Stark (Gazit Globe), Ricardo Visco (Aliansce), Dirceu Benith (Sonae Sierra), Filipe Vasconcelos (Brooksfield), Abel Batista (Pernambucanas), Antônio Augusto (Johnny Rockets), Dorival Oliveira (McDonald´s), André Shin (Antix), Viktor Ljubschenko (Any Any), Renan Bidoia (Arezzo), Neocles Jr (Bon Grillé), Victor Giansante (Boali), Yran Soares (VR / ELLUS), Rubens Augusto Jr. (Patroni), Adriano Lopes Oliveira (Gelateria Parmalat), João Appolinário (Polishop), Ricardo Fioravanti (Samsung), Sérgio Setrak Zeitunlian (Handbook) e Sergio Herz (Livraria Cultura).

“Com essa parceria, queremos abrir espaço para a convergência de interesses de lojistas e empreendedores de shoppings em prol do desenvolvimento do varejo e promover, acima de tudo, um debate franco entre poder público e iniciativa privada”, destacou o presidente da Abrasce, Glauco Humai. O executivo lembrou que a indústria de shoppings na capital paulista é responsável pela geração de cerca de 150 mil empregos diretos e faturou, em 2015, mais de R$ 21 bilhões, com participação decisiva para a economia da cidade. “O próximo candidato deverá ser recebido durante do 14º Congresso Internacional de Shopping Centers, que promoveremos em setembro”, adiantou.

 “O intuito desses encontros é dar aos candidatos a oportunidade de se posicionarem e, até mesmo, se comprometerem em relação aos pleitos levantados pela nossa indústria – como a desburocratização, a criação de incentivos, a dinamização das atividades de comércio e a facilitação da implantação de lojas e shoppings no município, sempre visando à geração de riqueza para todos os envolvidos”, reiterou o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

Sobre a Abrasce

A Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce – é a entidade que representa o setor no Brasil. Fundada em 1976, foi criada com o objetivo de fortalecer e colaborar com o desenvolvimento da indústria no País. Entre os associados da ABRASCE estão os principais empreendedores, administradores, prestadores de serviços e lojistas da indústria. Com 40 anos de existência no mercado, a entidade atua para ser a referência para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria de Shopping Centers no Brasil. Seus principais objetivos são: defender os interesses do setor, assegurando a sustentabilidade do negócio; identificar e certificar o shopping center de acordo com os padrões internacionais; difundir informações, conhecimentos, melhores práticas e premiar a excelência na gestão, consolidando o setor como um agente de desenvolvimento econômico-social; certificar profissionais para assegurar mão de obra qualificada para o setor; promover a integração dos associados tornando a experiência associativa enriquecedora e gerar uma rede de relacionamentos para o desenvolvimento de novos negócios.

(Por CDI) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM