O termômetro de junho da ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, informa que a pretensão de investimento dos empresários do setor apresentou aumento significativo, embora ainda esteja bem abaixo dos níveis históricos. No mês, 54% do empresariado das indústrias dos materiais de construção afirmaram que pretendem realizar investimentos nos próximos 12 meses. O número é 4 p.p. maior que o apresentado em maio e, em igual período de 2015.

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Em relação as vendas, porém, 50% dos empresários informam que o mês de junho continua ruim para seus negócios. Para 7,7% o qualitativo pode ser ainda pior, com indicação de vendas muito ruins no período. A regularidade foi a indicação de 34,7% enquanto que 3,8% dos empresários consideram junho bom e também para 3,8% o período é muito bom.

A perspectiva para julho, é de regularidade, com 57,7% dos empresários indicando o mês como regular. O pessimismo é visto por 30,8%, que esperam vendas ruins, enquanto que 7,7% aguardam boas vendas e 3,8% esperam um desempenho muito bom.

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“Apesar da melhora no humor dos empresários quanto a expectativas futuras, a realidade das vendas ainda não apresentou melhoras em junho. Em julho as previsões apresentam alguma evolução positiva, parte em função da comparação da possível melhora no varejo, face às possibilidades de estabilização no nível de emprego e melhor desempenho do credito”, afirma Walter Cover, presidente da ABRAMAT.

A pesquisa também indica que 23% dos empresários das indústrias de materiais de construção estão otimistas sobre as ações do Governo para o setor da construção civil nos próximos 12 meses.

Sobre a ABRAMAT

Desde a sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e aos demais agentes da cadeia produtiva da construção civil. A entidade conta atualmente com 50 empresas filiadas, que são as líderes na fabricação de materiais de construção dos diversos segmentos. Entre os temas que representam os focos de atuação da entidade estão: a competitividade da indústria, a desoneração fiscal de materiais para construção, a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a profissionalização da mão-de-obra da construção e a responsabilidade socioambiental dos agentes do setor.

(Por a4&holofote comunicação) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM