Uma peça de 3kg de queijo, nas variações mussarela e prato, é o primeiro produto lançado pela Sadia após a aprovação da fusão que deu origem à BR Foods. Segundo fontes da empresa, as embalagens e pesquisas de mercado estavam prontas, aguardando apenas o julgamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), concluído na semana passada. O produto é fabricado pela Batavo – empresa que faz parte da BR Foods – e leva a marca Sadia, mas essa integração não podia acontecer antes do parecer final da autarquia.

O produto foi lançado na Fipan, a Feira Internacional de Panificação, que termina nessa sexta-feira (22), em São Paulo. Por enquanto, ele é vendido apenas em padarias – por isso o lançamento na Fipan – e, em agosto, chega também aos supermercados. Somente em vendas de mussarela para food services (como pizzarias), a marca espera atingir o patamar de 50 toneladas comercializadas por mês, até o fim do ano – esse segmento é considerado uma das maiores oportunidades de crescimento da BR Foods no Brasil.

O queijo, na verdade, já era feito pela Batavo e vendido com a marca Santa Rosa. Ele continuará sendo produzido na mesma unidade gaúcha, mas as pesquisas indicaram que seria melhor o produto levar o selo Sadia, que, segundo a empresa, é percebida como “marca premium” pelo consumidor.

Acordo selado
Na quarta-feira passada, o Cade havia aprovado o acordo com a Brasil Foods para tornar oficial a fusão de Sadia e Perdigão. Pela negociação, para evitar a concentração de mercado, a empresa terá de vender o equivalente à capacidade de processar e distribuir 730 mil toneladas de carne por ano – próximo à capacidade da Perdigão antes da união, em 2009. A BR Foods aceitou vender marcas como Rezende, Wilson, Texas, Escolha Saudável, Delicata, Fiesta e Doriana, entre outras.

O conselheiro Olavo Zago Chinaglia, que votou favoravelmente à fusão, afirmou ter sido “o maior caso da história do órgão”. Na opinião de outro conselheiro do Cade, Marcos Paulo Veríssimo, a BRF “é a maior intervenção estrutural” no histórico do órgão regulador da concorrência.

(Por IG) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo