Quem enxerga o Facebook apenas como uma simples rede social de lazer e interação informal está muito enganado. Cada vez abrindo mais o leque de oportunidades para marcas interagirem com clientes, o Facebook implementa o “Save Button”, uma ferramenta que permite guardar em um local privado do seu perfil links de produtos à venda em lojas da web.

A possibilidade de salvar posts não é uma novidade no Facebook, mas a extensão para produtos do e-commerce vem para mudar a jornada do consumidor. Vamos supor que você acessou o site de uma loja e algum produto chamou a sua atenção, mas você não tem tempo de ver mais informações sobre ele (ou concluir a compra) agora. Se antes você abandonaria a ideia, agora, com este novo recurso, poderá clicar em “Salvar no Facebook” para acessar o link mais tarde. Além disso, o usuário passa a receber informações contínuas e atualizadas sobre aquilo que gostou, tais como descontos na peça e novas opções de cor.

Fase de testes

A marca Reserva, com bagagem e credibilidade no mercado, é sempre muito antenada com as possibilidades digitais — possui fanpage de sucesso e um e-commerce estruturado — e foi a escolhida para testar a versão beta do Save Button.

Segundo o gerente de e-commerce da empresa, Rafael Passos, “a Reserva sempre enxergou o canal no Facebook como algo estratégico e manteve um bom relacionamento, trocando dados e insights com eles”. Passos ainda fala de mudanças mais drásticas na estrutura de sua loja. “Estamos pensando em abandonar o ‘siga o produto’ já existente no site e substituir pelo botão do Facebook”. Sobre a experiência com a versão de testes, ele alegou ter tido boas impressões. “Retorno de dados de comportamento e uma ótima repercussão”, afirmou.

(Por Canaltech) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM