Depois de se unir ao empresário Jorge Paulo Lemann para comprar uma pequena rede de padarias em janeiro, Abilio Diniz é o novo sócio da Wine.com.br, negócio virtual de vinhos e dona da marca WBeer.com.br.

A compra foi feita por meio da Península Participações, empresa de investimento do bilionário referência em fechar negócios bilionários no varejo, com a intenção de ampliar a operação para América do Sul para, com o tempo, passar a ter uma operação global.

O controle da plataforma ficará com a Península junto da e.Brics Digital, do Grupo RBS, com o atual presidente da empresa, Rogério Salume, no comando, e Fernando Opitz, primeiro investidor do projeto, na sociedade.

No entanto, Abilio deve interferir na gestão do negócio.

“Esse novo investimento faz parte da estratégia de diversificação do portfólio da Península e esperamos contribuir com nossa experiência em gestão e no setor de varejo”, disse o empresário, por meio de comunicado à imprensa.

Da web para o mundo

Desde que foi lançada na internet, em 2008, a Wine.com.br dobra seu faturamento ano a ano e é hoje a maior empresa de e-commerce de vinho da América Latina, com dois mil rótulos das principais regiões do mundo.

Além da loja virtual, a companhia administra o maior clube de assinaturas da bebida do país, o ClubeW, com aproximadamente 140.000 associados.

Possui ainda um centro de distribuição em Serra, no Espírito Santo, de onde as WineBox são distribuídas, por meio de parceiros logísticos, para mais de 300.000 clientes em todo o país.

O mesmo esquema, com marcas de cervejas, funciona por meio da WBeer e do Clube WBeer.

(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM