A Inditex, maior rede de vestuário do mundo, divulgou nesta quarta-feira alta de 6% no lucro, acima do esperado, impulsionada por uma rápida adaptação a um clima fora de época no primeiro trimestre.

A performance da companhia cuja rede principal é a Zara acabou superando a de redes rivais como a sueca H&M, que divulgou mais cedo previsões abaixo do esperado para maio.

As vendas da Zara ajudaram a impulsionar o desempenho do grupo com um crescimento de 15% a câmbio constante nas primeiras semanas do segundo trimestre, entre 1o de maio e 13 de junho.

“Em um ambiente de mercado em que a maior parte dos varejistas estão reclamando do clima, os resultados da Inditex demonstraram força do modelo de negócios e capacidade em entregar resultados superiores”, disse o analista Jamie Merriman, da Bernstein.

A Inditex divulgou lucro líquido de 554 milhões de euros entre fevereiro e o final de abril, superando expectativa do mercado compilada pela Reuters de 541 milhões de euros. As vendas subiram 12% no período.

(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM