Bem diferente do que acontece no mundo, o Brasil registrou queda nas vendas de smartphones de janeiro a março deste ano. De acordo com levantamento realizado pela consultoria Gartner, as vendas no mercado brasileiro registraram queda de 25%, passando de 14,6 milhões de aparelhos vendidos no primeiro trimestre de 2015 para 10,6 milhões, no mesmo período deste ano.

A Samsung é líder em vendas no Brasil, detendo 42% de participação de mercado. Em seguida, vem Lenovo, com 19%, e a BLU, com 11%.

No mundo

O estudo aponta que as vendas globais de smartphones cresceram 3,9% no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 336 milhões de unidades para 349 milhões. O total deste ano equivale a cerca de 3,8 milhões de aparelhos comercializados por dia.

De acordo com o diretor de pesquisa do Gartner, Anshul Gupta, o aumento da demanda de aparelhos de baixo custo e de dispositivos 4G em países emergentes contribuiu para a ampliar a procura por smartphones.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM