No primeiro quadrimestre de 2016, as vendas do setor supermercadista acumulam alta de 0,24%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em abril, as vendas do setor em valores reais, deflacionadas pelo IPCA/IBGE, apresentaram queda de -5,87% na comparação com o mês imediatamente anterior e queda de -2,50% em relação ao mesmo mês do ano de 2015. Os dados foram divulgados pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

“Passado o primeiro quadrimestre do ano, podemos ver que as vendas do setor começam a se estabilizar, após oito meses de queda. Ainda há muitas expectativas em relação à política econômica do País, com a mudança de governo e com a espera de um duro ajuste fiscal; mas os resultados dos últimos dois meses parecem nos dar alguns indícios de que começamos a encontrar o caminho do crescimento outra vez”, destacou Sussumu Honda, presidente do Conselho Consultivo da Abras.

De acordo com nota divulgada pelo banco de investimento Brasil Plural, já era esperada essa desaceleração a partir de março e fevereiro. Segundo os analistas, as vendas no primeiro quadrimestre foram impulsionadas, principalmente pelo feriado de Páscoa, que é um dos eventos mais importantes no calendário dos varejistas. “Apesar da desaceleração e as vendas negativas em abril, esperamos que os números voltem ao azul nos próximos meses”, afirma comunicado.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos, retail lab, ESPM