Em meio à crise que retraiu as vendas de eletrodomésticos e eletrônicos, o Magazine Luiza ampliou receita, lucro e participação de mercado no primeiro trimestre deste ano. Segundo a empresa, os resultados se devem a uma combinação de estratégias: digitalização de vendas, operação em vários canais e gestão de curto prazo pautada em controle de despesas.

No período, a receita bruta do Magazine Luiza aumentou 2,6% e atingiu R$ 2,7 bilhões. O lucro líquido cresceu 84,2% e o Ebtida, 13,1%. Já segundo a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), do IBGE, e a consultoria GFK, entre janeiro e fevereiro, a empresa ganhou participação de mercado em todas as principais categorias de produtos.

As vendas digitais também foram destaque, com alta de 27,8% no trimestre. Contribuiu para esse avanço o aplicativo da empresa para smartphone, que superou os dois milhões de downloads. A solução tem contribuído para o aumento do índice de conversão das vendas online. O e-commerce já representa 22,4% do faturamento total da companhia.

Entre as iniciativas adotadas para controlar despesas, estão a adoção do OBZ (Orçamento Base Zero) e daGMD (Gestão Matricial de Despesas), implantados com o apoio da consultoria Galeazzi& Associados. Mudanças na estratégia de marketing – com a não renovação de pacotes de mídia nacionais e a adoção de campanhas digitais e regionais – e a negociação de contratos com fornecedores também contribuíram para a redução dos custos. No primeiro trimestre de 2016, as despesas gerais e administrativas do Magazine Luiza caíram 4,3% em termos nominais. A empresa ressalta que o resultado foi atingido apesar do recente aumento de encargos sobre a folha de pagamento.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM