A Via Varejo, empresa do GPA detentora das marcas Casas Bahia e Pontofrio, encerrou o primeiro trimestre do ano no positivo, mas viu o lucro líquido cair 98,7% no período, em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, o lucro ficou em R$ 3 milhões, em comparação aos R$ 239 milhões do primeiro trimestre de 2015.

As vendas líquidas totalizou R$ 4,7 bilhões, uma redução de 11,8% no conceito ‘mesmas lojas’. Nas vendas totais, a queda foi de 12,7%. “Durante o trimestre, as vendas de janeiro apresentaram maior regressão dado a forte base de comparação, enquanto fevereiro e março tiveram performances acima da média do trimestre”, explicou a varejista em relatório.

Além disso, a Via Varejo seguiu com o fechamento de lojas que ela considera de baixo desempenho. Ao todo foram 36 operações apenas no primeiro trimestre, sendo 15 unidades da Casas Bahia e 21 do Pontofrio.

“A Via Varejo continua a intensificar sua estratégia de competitividade e ofertas, que aliadas a boa performance da venda de serviços, tem contribuído para melhoria do patamar de venda da empresa, a despeito da continuidade do fraco momento de consumo no país. Como consequência, a Via Varejo vem aumentando seu nível de market share”, afirmou a empresa.

Apesar desses indicadores, a companhia investiu R$ 23 milhões nos primeiros três meses do ano, sendo R$ 11 milhões em infraestrutura logística e tecnologia, R$ 8 milhões em reformas e conversões, além de outros investimentos.

(Por NoVarejo – Escrito por  Camila Mendonça) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM