A recuperação ensaiada pela confiança do consumidor no início do ano não se confirmou, e o índice caiu 2,7 pontos em abril na comparação com março, na série com ajuste sazonal, de acordo com Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) fechou o mês em 64,4 pontos, o menor nível da série histórica, iniciada em setembro de 2005.

“Os consumidores brasileiros registram em abril de 2016 o menor nível histórico de confiança, sob influência da extrema insatisfação com o momento presente e do pessimismo em relação à situação financeira das famílias. O resultado decorre de um cenário econômico e político que parece difícil de ser resolvido rapidamente”, afirma a economista Viviane Seda, coordenadora da Sondagem, em nota oficial.

O resultado de abril foi influenciado tanto pela piora na avaliação do presente quanto pelo maior pessimismo sobre o futuro.

O Índice de Expectativas (IE) recuou 3,2 pontos ante março, para 65,8 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,6 ponto no período, para 64,7 pontos.

Na comparação de abril com igual mês do ano passado, o ICC recuou 10 pontos.

O índice, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), tem média histórica, que considera os últimos cinco anos, em 100 pontos.

De acordo com a FGV, o levantamento abrange amostra de mais de 2,1 mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 04 e 21 deste mês.

(Por Diário do Comércio) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM