De acordo com apuração do jornal Valor, Abilio Diniz deve aumentar – com recursos próprios – sua participação no Carrefour e se tornar o terceiro maior acionista da varejista francesa. A Península Participações, empresa de investimentos da família de Abílio, estuda aumentar de 5% para 7% ou 8%. Seguindo a atual cotação, a transação deve ser de cerca de 530 milhões de euros. Sua participação no Carrefour Brasil, onde tem 12%, não deve aumentar.

Na sexta-feira (18/3) também foi anunciada a indicação de Abílio, pelo conselho de administração, a uma das vagas do colegiado. De acordo com o Valor, o empresário já vinha se encontrando com o CEO da rede, George Plassat, e outros acionistas importantes – Phillippe Houzé, Nicolas Bazire -, para estreitar relações com o plano de aumentar sua fatia de participação na empresa. Ainda segundo o jornal, Abílio deve formar um comitê de estratégia ao lado desses empresários.

No Brasil, a Península tem direcionado seus esforços para acelerar o ritmo de projetos no Carrefour. Para o Carrefour Bairro, a rede quer expandir os negócios por meio da aquisição de outras redes. Outra medida é a retomada do e-commerce, que passará a vender alimentos, além de eletroeletrônicos. O Carrefour ainda pretende incluir a entrada de um banco como parceiro na área de serviços financeiros do Atacadão. Itaú e Bradesco estão na disputa.

(Por Supermercado Moderno)