Após a suspensão das negociações da fusão do Carrefour Brasil com o Pão de Açúcar, ocorrida na quarta-feira, dia 13, o grupo francês divulgou sua prévia operacional. No segundo trimestre do ano, as vendas globais do grupo Carrefour somaram 22,4 bilhões de euros, o que representa um crescimento de 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Considerando apenas os estabelecimentos em operação há no mínimo um ano, no entanto, houve queda de 0,2% nas vendas.

O destaque ficou por conta do desempenho do grupo nos mercados emergentes, que continuam apresentando forte crescimento. Na América Latina, as vendas saltaram 11%, lideradas pelo Brasil, onde houve incremento de 10,2%, diz comunicado da empresa. O Brasil é atualmente o segundo maior mercado do Carrefour.

A companhia espera encerrar o primeiro semestre com lucro operacional de 760 milhões de euros, resultado 23% inferior em relação ao acumulado nos primeiros seis meses do ano passado, que foi de 989 milhões de euros. A queda é atribuída em grande parte ao fraco desempenho do grupo varejista no mercado francês. “A expectativa é que o lucro operacional nos mercados emergentes registre um crescimento sólido”, afirma o grupo.

(Por G1)