A Amazon quer criar um sistema que permita que você selfies para fazer pagamentos. usuários mandariam duas fotos. Uma normal e outra piscando, sorrindo ou com a cabeça inclinada para provar que são pessoas reais enviando as imagens, em tempo real.

A gigante de vendas e tecnologia já tem uma patente para um sistema que identifica a pessoa por foto ou vídeo, mas não necessariamente para completar uma transação. A nova patente cuidaria desse buraco.

No pedido ao Escritório de Patens dos EUA, a Amazon diz que o sistema seria mais seguro que software de reconhecimento facial pura e simples, que “podem ser enganados por alguém segurando uma foto do usuários na frente da câmera, já que essa imagem bidimensional pode ser tecnicamente a mesma que uma imagem tirada em tempo real”.

A empresa também diz que tirar duas fotos na frente de outras pessoas seria menos “embaraçoso” que digitar uma senha. “Inserir senhas em dispositivos portáteis não é algo fácil para usuários, e pode exigir que ele tenha que se afastar de seus amigos ou colegas de trabalho, o que pode ser embaraçoso ou inconveniente”, diz o pedido.

Em fevereiro, a empresa de cartões de crédito confirmou que vai começar a aceitar selfies e impressões digitais no lugar de senhas ao verificar identidade para pagamentos on-line. A empresa diz que está testando o software nos EUA e na Holanda, e que 92% dos usuários participantes preferem o novo sistema.

(Por O Globo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM