O Grupo Carrefour divulgou nesta quinta-feira (10/3) os resultados do ano passado. Em comunicado, a varejista francesa afirmou que o desempenho no Brasil e na Argentina foi “excelente mesmo em um ambiente difícil”. Em 2015, a companhia registrou uma receita líquida global de 77 bilhões de euros, o que representa um crescimento orgânico de 3% em comparação ao ano anterior. Na Europa, o ritmo de crescimento foi impulsionado pelas lojas na Espanha e na Itália. Na França, todos os formatos continuaram crescendo no ano passado.

As vendas no Brasil e na Argentina subiram 15,7%, atingindo 14,29 bilhões de euros. Em outubro do ano passado –  segundo noticiou Portal SM – Charles Desmartis, CEO do Carrefour no Brasil, falou dos resultados no Brasil. Segundo ele, em 2015,  foram abertos 33 lojas, sendo 17 no formato Express, 12 lojas Atacadão (autosserviço), um hipermercado e três operações de atacado de entrega (também Atacadão).

Houve ainda a conversão de 24 lojas para o conceito “Nova Geração”. Ao todo, foram 20 hipermercados e 4 supermercados Carrefour Bairro. Na conta geral, o Grupo Carrefour fechou o ano com 505 pontos de vendas (103 hipermercados, 41 Carrefour Bairro, 21 Carrefour Express, 122 lojas de Atacadão, 22 atacados de entrega, 1 Supeco, 72 postos de combustível e 123 drogarias).

Investimentos para 2016

Segundo relatório da companhia francesa, o Carrefour continuará investindo forte na expansão de diferentes formatos para oferecer aos seus clientes uma experiência de compra adaptada às suas aspirações e padrões de consumo.

“O Carrefour acelera a sua transformação digital com foco no omnichannel. Essa ambição se baseia na rede de lojas físicas e no desenvolvimento de serviços de e-commerce em todos os países em que a varejista atua. Na França, a aquisição da Rue du Commerce permitirá enriquecer nossa oferta”, informa o comunicado da empresa.

(Por Supermercado Moderno – Adriana Silvestrini) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM