A categoria de alimentos saudáveis cresceu 16% na América Latina em 2015, segundo dados de pesquisa de mercado da Nielsen. No Brasil, onde o setor movimenta US$ 35 bilhões ao ano, a venda de comidas e bebidas saudáveis cresceu 98% nos últimos cinco anos. No mesmo período, os produtos tradicionais cresceram 67%.

Outro estudo, realizado pelo Instituto Qualibest em 2015, aponta que comer bem está relacionado ao sabor e ao prazer. Isso justifica o fato de a indústria de alimentos e bebidas estar procurando maneiras de atender a essa demanda de consumidores que buscam por sabor e nutrição.

Segundo a marca de bebidas funcionais Luminus, os consumidores estão mais conscientes e informados e querem produtos seguros e de qualidade testada. Já a nutricionista Carolina Godoy afirma que “há no mercado produtos formulados com mais de um ingrediente funcional, mas que tem se tornado comum o emprego de ingredientes polifuncionais na produção.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM