No ano passado, com a implementação de medidas para reduzir os gastos com a energia elétrica, a Coop teve uma economia de 9% nesta despesa, em comparação com o gasto do ano anterior. No total, o valor poupado foi de R$ 1,4 milhão.

O resultado, segundo a rede, foi impulsionado principalmente pela estratégia de compra de energia elétrica no mercado livre. A implantação gradativa de luminárias LED nas unidades também foi outra medida adotada, o que reduziu a fatura mensal em 10%. Além disso, a modernização da cadeia de frio alimentar em algumas lojas fez a conta de luz diminuísse.

Para 2016, a meta da Coop é economizar 20% em energia elétrica. Deste modo, até o mês de abril, o número de lojas integradas ao mercado livre saltará de 17 para 24 unidades.  Nesse período, o projeto de iluminação vai ser concluído e a tecnologia LED estará presente em todos os pontos de distribuição. A rede também irá modernizar a cadeia de frio de outras seis lojas, além de implantar um novo sistema de ar condicionado.

Estruturado com regras definidas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, o mercado livre é um segmento do setor elétrico onde as operações de compra e venda de energia elétrica ocorrem por meio de contratos livremente negociados entre o comprador e vendedor. A empresa pode escolher de quem quer comprar, quanto necessita de energia para suas operações e pode negociar até o prazo.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM