A chinesa Haier anunciou a compra do negócio de eletrodomésticos da americana General Electric (GE) por US$ 5,4 bilhões. As duas companhias também firmaram acordos de cooperação a nível global para expandir as atividades nos setores de saúde e indústria, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira.

 

“A aquisição da unidade de eletrodomésticos da GE é um importante investimento para expandir a presença da Haier nos Estados Unidos e no hemisfério ocidental”, comentou Jeff Immelt, presidente da GE, em nota. A compra inclui uma fatia de 48,4% da GE na mexicana Mabe.

A Haier se denomina a maior fabricante de eletrodomésticos do mundo em volume de vendas, mas tem presença pequena nos Estados Unidos. A aquisição vai melhorar a competitividade global, segundo a companhia chinesa.

A divisão de eletrodomésticos da GE é líder na América do Norte. Em 2014, registrou receitas de US$ 5,9 bilhões. O acordo prevê o uso da marca GE pela Haier por 40 anos.

Em dezembro, a GE abandonou um acordo de US$ 3,3 bilhões para a venda da unidade à sueca Electrolux. A empresa cedeu ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que ameaçou bloquear a transação, preocupado em prejudicar a concorrência no país.

A transação será avaliada por autoridades regulatórias na China e em outros países. O negócio também está sujeito à aprovação por dois terços de acionistas da Qingdao Haier (companhia listada na bolsa de Xangai, com fatia de 41% detida pela Haier) presentes em votação. A Haier Group e a KKR, que juntas detêm 50,8% das ações em circulação da Qingdao Haier, informaram “apoiar integralmente” o acordo.

A aquisição permitirá à GE reforçar o foco em seus negócios principais, concentrados na área industrial, como motores para aviões e turbinas eólicas.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM