A indústria brasileira poderá perder R$ 54,6 bilhões em 2016 com sete feriados e três pontos facultativos federais que caem em dias de semana. O valor representa 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do país, de acordo com o estudo “O custo econômico dos feriados federais para a indústria”, divulgado nesta terça-feira (5) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O levantamento tem como base a relação de feriados e pontos facultativos divulgada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Segundo a Firjan, não foram contabilizados o Dia do Servidor Público, por ser ponto facultativo não consagrado como feriado, e a Quarta-feira de Cinzas, por ser ponto facultativo até as 14h. A federação das indústrias ressalta que o país ainda tem feriados municipais e mais de 40 feriados estaduais.

Três dos dez dias não trabalhados no país caem na terça ou quinta-feira, o que facilita o enforcamento de um dia. De acordo com a Firjan, “ainda que os enforcamentos não sejam contabilizados como feriados, eles certamente desestimulam a atividade produtiva, resultando em perda de produtividade”.

A federação informa que, na busca pela redução do “custo Brasil” e pelo aumento da competitividade da indústria brasileira, considera que os feriados que caem no meio da semana poderiam ser deslocados para segunda ou sexta-feira.

“Em vista da atual necessidade de estimular a atividade produtiva e, ao mesmo tempo, aumentar a arrecadação, essas medidas seriam extremamente oportunas”, diz nota da federação.

(Por G1) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM