A internet já é o principal canal para os brasileiros comprarem os presentes de Natal. Segundo pesquisa da consultoria Deloitte, feita com 1.000 entrevistados no País, a proporção dos que compram pela internet nessa época passou de 47% para 72% entre 2012 e 2015.

O estudo mostra que 77% dos que efetivam as compras pela internet têm até 30 anos e 77% são das classes A/B.

As lojas de shopping são preferência de 54% dos entrevistados, ao passo que as lojas de departamento ficaram em terceiro lugar na preferência, sendo escolhidas por 43% dos participantes.

“Na medida em que o uso da internet incorpora-se aos hábitos de consumo dos brasileiros, sem distinção de idade e classe social, é necessário que os varejistas estejam atentos aos hábitos e às preferências em consolidação por parte desses consumidores, que sinalizam oportunidades para tornar as vendas mais bem-sucedidas, seja na internet, seja em lojas físicas”, disse em nota Reynaldo Saad, sócio-líder da Deloitte para o atendimento às empresas do setor de Bens de Consumo e Varejo e responsável técnico pela pesquisa.

Na hora de escolher qual a loja online para a compra dos itens, o principal aspecto que fará diferença no momento da compra é o preço baixo, segundo 64% dos entrevistados – seguido por frete grátis (60%) e facilidade nas compras (58%).

Já sobre as lojas físicas (ou offline), os destaques são: facilidade nas devoluções ou trocas, com 65%; assistência e serviços, com 54%; e velocidade das compras ou pagamento, com 37%.

Independentemente do canal, a internet interfere ainda na decisão de compra dos consumidores. Segundo a pesquisa, 80% dos entrevistados se dizem influenciados pelas mídias sociais para a tomada de decisão. Desses, 68% pesquisam preços e 63% leem as opiniões ou recomendações de produtos ou lojas.

(Por NoVarejo – Escrito por  Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM