Imagine aprender sobre como empreender jogando. Esta é a proposta do “Quero uma Franquia”, aplicativo que a ABF (Associação Brasileira de Franchising) lançou para treinar quem quer abrir o próprio negócio.

O aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS, utiliza um jogo online para ensinar conceitos de empreendedorismo.

Para começar a jogar, basta ao usuário se cadastrar, o que já lhe rende uma pontuação durante o jogo. A dinâmica própria do game estimula o usuário a superar resultados anteriores. A cada grupo de atividades realizadas com sucesso, o usuário recebe “badges” – medalhas de mérito relacionadas a determinada área de conhecimento.

Além disso, o tempo de resposta e o número de acertos também influenciarão na performance do usuário. O jogo consiste em perguntas e respostas e diferentes desafios. São mais de 100 atividades divididas em quatro áreas de conhecimento do franchising: 1. Conceitos Fundamentais; 2. Aspectos Jurídicos; 3. Processos Seletivos e 4. Analisando uma Franquia.

O aplicativo será atualizado constantemente com novas atividades. Ao concluir 100 atividades, o usuário receberá um certificado digital de conclusão do curso sobre franquias.

Por meio do app, o usuário terá acesso ainda a vídeos, ao blog da ABF, com conteúdo selecionado e adequado ao aplicativo, a relatórios e a um ranking dos top 10 de melhor desempenho.

“Por meio de iniciativas como essa, a entidade está cumprindo sua missão de capacitar para o empreendedorismo sustentável, de forma ampla e acessível, a todas as pessoas interessadas e difundir conhecimento sobre o franchising”, afirmou em nota Cristina Franco, presidente da ABF.

(Por NoVarejo – Escrito por  Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM