O setor supermercadista espera desempenho estável para as vendas de fim de ano em relação ao mesmo intervalo de 2014, segundo a pesquisa de Natal da Abras (Associação Brasileira de Supemercados), elaborada pelo departamento de economia e pesquisa da entidade e apresentada nesta quarta-feira.

Em comunicado, a Abras informa que, ao se considerar “o momento difícil da economia brasileira”, esperar um Natal estável, “com leve alta de 0,4% nas vendas, é ser otimista”.

“Acreditamos que a tradição das festas de Natal e Ano Novo impulsione o consumo nos supermercados neste fim de ano. As encomendas das empresas do setor para a indústria e demais fornecedores continuam, mesmo em volumes menores, e acreditamos no período como forte aliado para equilibrar o resultado de vendas das empresas no ano”, escreveu em nota o conselheiro consultivo da Abras, Sussumu Honda.

O setor espera que as vendas nominais de cerveja cresçam 17,4% no período, com alta real de 4,2%. Quanto aos produtos típicos de Natal, o setor espera que as vendas nominais de frutas frescas cresçam 17% no intervalo — alta real de 3,4%. “Vinhos nacionais, peru e tender devem registrar queda real em suas vendas”, informa a associação. Nos vinhos, a estimativa é queda de 2%, e para peru e tender, a redução é de 1%.

De acordo com a pesquisa, 25,4% dos supermercadistas pretendem contratar mão de obra temporária para o período de fim do ano — inferior ao apresentado em 2014, quando a taxa era de 37,1%.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM