Apesar das incertezas quanto ao final do ano, aproxima Black Friday, que acontece no dia 27 de novembro, promete quebrar recordes.

 

Ao todo, a previsão é que as promoções oferecidas nas 24 horas de evento, mais o final de semana que se segue, movimentem R$ 1,85 bilhão no varejo eletrônico, segundo dados da Conversion, agência líder em SEO (Search Engine Optimization).

A pesquisa que envolveu mais de 200 consumidores conectados à Internet, o crescimento no volume de vendas deverá ser de aproximadamente 42% em relação a 2014, quando o faturamento foi de R$ 1,3 bilhão. Para Diego Ivo, CEO da Conversion, a crise econômica brasileira não foi capaz de afetar, de forma significativa, o comércio eletrônico nacional, que tem registrado bons resultados nos últimos anos.

“Pelo fato de a compra on-line oferecer mais comodidade ao consumidor, possibilidade de comparativo de preço e promoções exclusivas da Internet, o e-commerce brasileiro é hoje um dos poucos setores que não foram tão afetados pela queda da atividade econômica do País”, afirmou Ivo em nota. E acrescentou: “Mesmo com o poder de compra reduzido, a tendência do consumidor é aproveitar as ofertas da Black Friday para adquirir um produto ou serviço desejado e até mesmo fazer as compras antecipadas de Natal.”

Já a Busca Descontos, empresa de cupons de descontos responsável pela organização do evento no Brasil, prevê um faturamento mais modesto para a Black Friday 2015 de R$ 978 milhões, o que ainda representa crescimento. “Os dados mostram uma expectativa de crescimento de 10% em relação a 2014, o que é relevante em um ano economicamente mais complicado”, declarou em nota Juliano Motta, diretor de operações da BlackFriday.com.br. Alem disso, segundo o executivo, o tíquete médio deste ano também deve ultrapassar a marca do ano passado: R$ 422,39 contra R$ 416,75 em 2014.

(Por NoVarejo – Escrito por  Danilo Barba) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM